PORQUE CRIAR ESSE BLOG??

Esse blog foi criado com o seguinte intuito : VERBALIZAR a respeito do incompreensível PARADOXO mundial.


Esse espaço virtual servirá, para todos aqueles ,que assim como eu, se encontram sufocados mediante as desigualdades!!! Opinem, critiquem, gritem, expressem!! Mas de maneira nenhuma se mantenham CALADOS.


Serão expostos nessa página diversas antíteses : POUCOS tem MUITO, MUITOS tem pouco. A EXCEÇÃO tem ensino superior enquanto MILHARES são analfabetos. Uma ELITE que vive em palácios contrapondo - se com os SUBORDINADOS que dormem em palafitas.


Esses casos são só alguns paradoxos famosos que aqui serão abordados.

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Países Centrais, Periféricos e Emergentes.


 Países centrais são aqueles que detém maior poder político, econômico e militar. São eles que produzem novas tecnologias, exportam produtos culturais e bens de alto valor. Ou seja,  são os mais ricos, são eles : Os EUA, o Canadá, a maioria dos países da Europa Ocidental,  e o Japão.

Os países periféricos são aqueles que dependem dos países centrais, tem economias pouco desenvolvidas, possuem pouca influência no cenário internacional.  Estes comercializam mais as matérias-primas e, eventualmente, conseguem agregar algum valor a estes produtos, mas sempre em grau muito baixo.
Nas relações de troca entre países centrais e periféricos as relações são desproporcionais e ruins, prejudiciais para estes últimos.
 
Países emergente são aqueles em desenvolvimento possui um padrão de vida relativamente baixo, uma base industrial em desenvolvimento e um índice de desenvolvimento humano variando de médio a elevado. Normalmente esta denominação é utilizada para referenciar países com grau de desenvolvimento intermediário, situados abaixo do nível dos países desenvolvidos, mas em estágio superior se comparados com os países menos desenvolvidos do mundo.

Lista de países emergentes:
* China
* Índia
* Rússia
* Brasil
* Argentina
* México
* Chile
* Malásia
* África do Sul
* Polônia
* Hungria
* República Checa

7 comentários: